TEMA: VERBOS : TEXTOS E CONTEXTOS
SÉRIE: 3º ANO
DURAÇÃO: 01 AULA
DISCIPLINA: LEITURA E ESCRITA
OBJETIVO GERAL:
Formalizar o estudo dos verbos, propondo aos estudantes compreender seu uso conforme os critérios de adequação aos tempos, modos e flexões verbais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Propiciar o contato com a língua padrão, levando em conta ainda os possíveis registros informais que caracterizam o uso cotidiano da língua, pois estes também devem ser considerados no processo de ensino/aprendizagem. Esta proposta de análise contrastiva - registro padrão e registro informal - permite compreender melhor a comunicação em seus diferentes níveis, favorecendo o exercício de expressão tanto oral quanto escrita.
Ponto de Partida
Uma das dificuldades observadas quando da aprendizagem dos verbos refere-se justamente à complexidade que representa para os estudantes, de uma maneira geral, "memorizar" ou "decorar" tempos verbais e outros elementos associados ao tema.
É essencial, portanto, que a abordagem dos verbos principie pela compreensão do seu uso num dado contexto, onde propõe-se uma análise das funções assumidas pelos verbos na estrutura de um texto.
Estratégias
1. Em primeiro lugar, sugere-se ao professor distribuir para cada um dos alunos o texto” BATATINHA APRENDE A LATIR”. - com espaços em branco onde deveriam achar-se os verbos.
2. Em seguida, pedir ao grupo para que faça uma leitura global do texto, identificando seu tema em linhas gerais, onde e quando foi publicado, seu autor, se houver imagem (ns), como ela(s) pode(m) estar interligada(s) ao texto, etc.
3. Feita essa leitura global, solicitar ao grupo que identifique qual o elemento que falta no texto (aqui se espera que eles sejam capazes de apontar "os verbos").
4. No momento seguinte, propor aos aprendizes reunirem-se em pequenos grupos (de três ou quatro) a fim de discutirem possibilidades para completar os espaços em branco com verbos que possam dar sentido às orações e ao texto como um todo. O tempo estimado para esta atividade é de 15 minutos.
5. Cada grupo deve ler "seu texto" e, uma vez que todos foram apresentados, o professor deve orientar um debate sobre as construções realizadas, reforçando o(s) sentido(s) que o texto ganhou após a intervenção dos estudantes, o porquê de suas preferências por determinados verbos e tempo(s) verbal (ais). Estimular o compartilhamento de opiniões neste momento é fundamental para que todos no grupo tenham a oportunidade de contribuir com suas impressões, mesmo que eventualmente algumas construções não correspondam ao uso da língua padrão ou possam comprometer o entendimento do texto. É este um dos objetivos deste exercício: permitir que os alunos tragam seu conhecimento prévio de mundo e possam inseri-lo no contexto da sala de aula.
6. Realizado o debate, pede-se que o professor distribua para todos o texto original, completo, e peça aos grupos para compararem sua "versão" com aquela que acabam de receber (estimar em torno de cinco a dez minutos para esta atividade).
7. Por fim, o professor deve observar que os verbos exercem função determinante para a compreensão de certas informações do texto, a exemplo de quando se realizam as ações (tempo); quem as realiza (pessoa); e em que plano (hipotético, a ser ou já realizado, provável, etc.) os eventos situam-se (modo). Neste momento, o professor pode, e deve, contar com o apoio dos aprendizes para identificar estes elementos no texto.
Projeto 2.
TEMA: REESCRITA TEXTUAL
SÉRIE: 3º ANO DURAÇÃO: 01 AULA DISCIPLINA: LEITURA E ESCRITA
Projeto 3.
TEMA: TEXTO EMBARALHADO
SÉRIE: 3º ANO
DURAÇÃO: 01 AULA
ISCIPLINA: LEITURA E ESCRITA
OBJETIVO GERAL:
· Estruturar textos de forma coerente e coesa.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
· Refletir sobre os elementos responsáveis pela coesão dos parágrafos e construção do sentido do texto.
Estratégias
1) Organizar os alunos em duplas ou trios e entregar um envelope com texto embaralhado para cada grupo. Em seguida, oriente os alunos sobre a importância de observar atentamente cada parágrafo antes de montar o texto. Durante a realização da tarefa, observe as hipóteses levantadas pelos alunos para no momento da correção retomar dúvidas quanto à coesão e sentido do texto.
2) Realizar a correção oralmente e anotar na lousa as hipóteses e dúvidas da turma. Em seguida, entregue um texto completo para cada grupo e deixe que façam as correções e compreendam as escolhas do autor.
3) Retomar estudo sobre coesão e uso dos sinais de pontuação para construção dos sentidos do texto a partir do desempenho da turma.